quinta-feira, 31 de março de 2011

Deputado Eduardo Barbosa debate problema da BR 262 em audiência pública

“Um desrespeito com a população de Pará de Minas!”. Com essa declaração o Deputado Federal Eduardo Barbosa resumiu o estado atual do trevo de acesso à BR 262 durante a audiência pública da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada na terça-feira, 29, na Câmara Municipal de Pará de Minas.
Em sua intervenção, Eduardo Barbosa esclareceu que desde que recebeu a análise técnica da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas (AEAPAM) apontando o problema, esteve em audiência com o Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), em Brasília; e esteve com o Superintendente do DNIT de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Em Brasília, o Diretor-Geral assegurou que o órgão faria os ajustes necessários.
Para o Deputado, a obra possui um grande equívoco de projeto por não ter considerado o crescimento populacional de Pará de Minas e a sua importância econômica regional. “A trincheira do trevo de Pará de Minas demonstra que há um total desconhecimento sobre a realidade do município. O fluxo de veículos originado do nosso parque industrial, somado às viagens comerciais e turísticas da nossa população, demonstram que a obra foi subdimensionada. O trevo que o DNIT concluiu é próprio para cidades de até 5 mil habitantes”, explicou.

Rodoviária

Em outra pauta da reunião, Eduardo Barbosa prestou esclarecimentos sobre o futuro do terminal rodoviário de Pará de Minas. Ele disse que esteve na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) preocupado com os riscos que os passageiros dos ônibus intermunicipais estão correndo pelo embarque e desembarque na rodovia. Obteve do Secretário Carlos Melles o compromisso de organizar uma nova logística de viagem das empresas que passam pela 262 e a realização de um estudo técnico sobre a viabilidade da proposta. Cabendo à Prefeitura a construção de uma pista de acesso ao terminal e guaritas.
Para Eduardo Barbosa é importante que o setor público e a sociedade civil unam forças para pressionar o DNIT e a SETOP por uma solução definitiva para as duas questões tratadas na reunião. “Devemos buscar a mobilização da comunidade e nos apoiar nos trâmites técnicos para avançarmos na garantia de nossos direitos por segurança e solução, sem sensacionalismo político”, concluiu.

Convocada a pedido do Deputado Estadual Antônio Júlio, a Comissão se deslocou de Belo Horizonte e seus membros se fizeram presentes pelos deputados estaduais Adalclever Lopes, Célio Moreira, Carlos Henrique e Vanderlei Miranda, além da participação do Deputado Inácio Franco, o Prefeito Zezé Porfírio e o Vereador Vilson dos Santos. Ao final dos trabalhos, foram aprovados requerimentos da Comissão, solicitando providências do diretor do DNIT em relação às propostas de novas intervenções no trevo e a construção de uma passarela na BR 262 para travessia dos moradores do bairro Serra Verde.
http://www.eduardobarbosa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário